Caracteristica de caule
Roberto Weck
Prof. Sergio L. de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Ciências Biológicas (BID0173) – Prática Educativa Modulo IV
20/03/12
RESUMO
O caule é um órgão vegetativo, geralmente aéreo, clorofilado quando jovem e aclorofilado quando adulto. Ele tem a função de conservar as folhas, flores e frutos, além disso, atuam na condução da seiva e no acúmulo de reservas. geralmente, crescem acima da superfície do solo e é formado pelo broto terminal, brotos laterais, nó e entrenó.
Palavras-Chave: Órgão. Sustentação. Planta.
1 INTRODUÇÃO
O caule é basicamente uma estrutura importante para o vegetal, já que além de conduzir as seivas bruta e elaborada, num vai-e-vem entre a raiz e a copa das árvores ou arbustos, ou até as folhas no caso de vegetais mais simples. Também é responsável pela sustentação do corpo da planta.
É um órgão vegetativo, geralmente aéreo, clorofilado quando jovem e aclorofilado quando adulto. As gemas são locais que dão origem ao desenvolvimento de partes vegetativas da planta, dependendo da espécie os caules, geralmente, crescem acima da superfície do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da água. Portanto eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos.
2 CAULE
Os caules são os órgãos vegetais que possibilitam a condução e o transporte de nutrientes das raízes para as folhas, além de colocá-las em condições de melhor iluminação, contribuindo de maneira decisiva para a realização do processo da fotossíntese. Também é o caule que sustenta as partes aéreas do vegetal e armazena água e substâncias nutritivas.
Geralmente possuem um formato cilíndrico e podem ser aéreos, como no caso do maracujá e da uva, que crescem enrolando-se em um suporte; subterrâneos, que podem acumular reservas nutritivas e aquáticas, que se desenvolvem em um meio líquido, como no caso das