Responsabilidade Civil do Enfermeiro
Responder as questões:
1- De acordo com o artigo de Souza (2006), descrever de que maneira o enfermeiro iniciou o atendimento em saúde na sociedade.
R: De acordo com o texto, a enfermagem moderna foi criada a partir de 1860, quando foi fundada a primeira escola de enfermagem em Londres pela Florence Nightingale (1820-1910). A escola baseava-se na ciência, na arte e no ideal e expandiu-se por todo o mundo, chegando ao Brasil em 1923, graças ao esforço de Carlos Chagas, o então diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, que implantou moldes da enfermagem nightingaleana através da Escola de Enfermagem Ana Nery. Nestes mais de 70 anos de enfermagem brasileira, a profissão teve necessidade da criação de leis que regulamentassem seu exercício, e também, um pouco maus tarde, seu ensino.
A enfermagem é compreendida por um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. É realizada na prestação de serviços ao ser humano, no seu contexto e circunstâncias de vida
2- Souza (2006) reafirma os dizeres de que a responsabilidade civil do enfermeiro é tradicionalmente ligada a teoria subjetiva fundada na culpa.
De acordo com o autor, exemplificar os três elementos necessários para caracterizar a responsabilização do enfermeiro pela teoria da culpa.
3- Souza (2006), ainda neste artigo cita a lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e argumenta que o enfermeiro pode erguir excludentes da responsabilidade civil para eximir-se da responsabilidade judicial por eventuais danos que tenha sofrido o paciente. Discorrer sobre esta citação do autor.