Resumo Filosofica
Capítulo 10 – As filosofias Políticas
A politica tratada pelos filósofos antigos era de que se considerava como um valor e não como finalidade superior da vida humana, não se tinha a ideia de que a Politica e seu poder era maior que tudo, era considerada uma forma feliz e justa, próprias dos homens livres. A Politica e a Filosofia tiveram seu nascimento na mesma época, como se tinha a ideia de que “a filosófica é filha da polis” e as (Polis = cidade) Polis continham sua politica para melhor ser administrada e não haver rebeliões entre cidadãos foi-se feito a POLITICA para que uma única pessoa possuidora do poder maior possa com tudo, administrar a polis e manter a ordem social e a paz para com todos.
A finalidade portanto da política se tem com a ideia dos gregos de que a vida politica era baseada em justiça na comunidade, se refere a uma ordem divina e natural, que se regula, julga e pune as ações das coisas e dos seres humanos, nada mais justo e concreto que se punir aquele que não cumpre o ordenamento pretendendo se beneficiar com isso de qualquer maneira, isso faz com que se tenha uma maior confiança naquele q governa e se tenha uma maior harmonia nas Polis para que isso não ocorra, se tendo a ideia de que “ praticou um crime”, “será julgado” faz com que todos antes de praticar o mesmo, venha a pensar se é mesmo viável a pratica do mesmo.
A partir do momento em que se tem a ideia da não mais convivência isolada e sim convivência entre seres da mesma espécies se tem também o pensamento de que posso haver divergências entre os mesmo, por mais que sejam da mesma espécies, possuem atitudes e raciocínios diversos e bem diferentes. Pra isso que se tem a criação de leis, punição e julgamento, para melhor conviver entre todos. Essa ideia de punição se tem para que a pessoa que pratica o crime tenha uma possibilidade dada pelo “governo ou governante” de se reestruturar e modificar