resumo antropologia filosófica
Violência objetiva: opressão das classes. Acontece com uma frequência regular
Violência simbólica : gramática, arquitetura, arte
A escola tem papel de uniformizar valores e pensamentos. Nela aprende-se que devemos nos adequar, pois é esse o lugar próprio no sistema. A criança aprende que, simbolicamente, não há lugar a para quem não se uniformiza, não se normaliza, não tendo lugar para o diferente. Em outras palavras, a escola moderna ensina diariamente a criança a praticar bullying.
-toda política de combate à violência, às drogas e à corrupção não será eficaz se não transformaras estruturas sociais e econômicas que permanentemente criam condições para que a violência subjetiva se reproduza.
-para acabar com a violência subjetiva, é necessário acabar com a violência objetiva e a violência simbólica.
- o direito penal não resolverá a corrupção. Esse fenômeno acontece pela estrutura e representações simbólicas de um sistema social, econômico e político intrinsecamente corrupto
-substituição da ética pelo direito
- para viabilizar a hipótese comunista seria necessário construir seres humanos éticos. as pessoas seriam honestas porque aprenderam que é melhor para elas a honestidade e não por sistemas opressivos, como polícia, direitos penal e o sistema carcerário
- sociedade contemporânea aposta que o direito penal é a solução de tudo.
- os direitos fundamentais, especialmente os direitos à diversidade, é uma importante conquista na luta pela superação de uma modernidade padronizada e excludente.
- se as pessoas não agem por convencimento racional (ético), mas sim por coação e , quando a coação for anulada ou não mais funcionar, não sobrará muita coisa além do caos.
- o perigo do discurso da pureza.
-Passos para o extermínio em massa:
1- O espaço político é um lugar para competição de adversários que almejam o reconhecimento do seu melhor argumento
2- adversários tornam-se inimigos
3- o inimigo não é mais respeitado, mas