Resumo Filosofia
Consideramos o conhecimento como um ato da razao,pelo qual encadeamos ideias e juizos,para chegar uma conclusao e essas etapas compoem o nosso raciocinio.
A instituição é alcançada sem intermidiaçoes,um tipo de pensamento direto, uma visao subita.Entao intuição é tipo de conhecimento imposivel de ser provado ou demostrado ela é importante por possibilita a invenção.Ela pode ser expressada por diversas maneiras, mas sendo as mais destacaveis a empirica,a inventiva e a intelectual.
O primeiro sentido da verdade é: um juizo verdadeiro é aquele que corresponde aos fato. Sendo assim o falso e o verdadeiro nao estao na mesma coisa mas o juizo representa uma situação possivel.
A certeza é o resultado da nossa adesao ao que consideramos verdadeiro.As tendencias principais sao o dogmatismo e o ceticismo o dogmatismo designa as certezas nao questionadas do nosso cotidiano.O dogmatismo oermanece petrificado nos conhecimentos dados de uma vez por todas.
O cetico suspende provisoriamente qualquer juizo ou admite apenas uma forma restrita de conhecimento,reconhecendo os limetes para a apreensao da verdade.O ceticismo teve como grande represetante o grego Pirro de Elida. O mesmo confrontou a diversidade de convicçoes,ben como as filosofias contraditorias,abastecendo-se,no entanto,de aderir a qualquer certeza.
O criterio da evidencia prevaleceu na antiguidade e na idade media e sofreu alteraçoes na modernidade,com descartes,que nao renunciou a possibilidade do conhecimento.A verdade é um proposito humano necessario e vital,que exige a liberdade de pensamento e o dialogo para as pessoas compartilhem as interpretaçoes possiveis do real.
Pags 130 à 139
Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.As falácias que são falhas na argumentação possíveis de