Resumo filosofia
A lógica e a argumentação estão diretamente relacionados, pois é preciso saber pensar para construir bons argumentos (argumentos válidos), pois os bons argumentos estão mais relacionados com a forma do argumento, ou seja, a maneira como este se desencadeia. Para além disso, permite-nos analisar criticamente os argumentos dos outros.
O termo "lógica" deriva de "razão" e designa a ciência das regras de raciocínio e das suas formas, ou seja, é a ciência que estuda a estrutura formal dos argumentos, por outras palavras, a sua validade que leva à realização de um discurso coerente, podendo distinguir os raciocínios válidos de inválidos. Em filosofia, esta ciência analisa criticamente o comportamento do raciocínio, estabelece regras como já referi e contém os princípios que orientam o pensamento e raciocínio.
Lógica Natural- no domínio do senso comum; é a ordem seguida pelo pensamento ao discursar e dialogar no dia a dia; normalmente é usada para problemas/situações simples, sem muita complexidade. É espontânea, intuitiva e limitada; Exercício natural da razão; usa linguagem natural; obedece a princípios (identidade; não contradição; terceiro excluído) lógicos que lhe servem de orientação. Lógica Cientifica - é tratada por especialistas; estabelece regras para distinguir argumentos válidos de inválidos; faz uso da linguagem formal; dá coerência ao discurso, pois obriga-se a que a conclusão seja tirada corretamente (inferida; garante que o argumento seja válido); esta lógica é a estudada na disciplina e requer tempo para pensar.
Um conceito é uma representação lógica abstrata que designa, na mente, um conjunto ou uma classe de objetos com caraterísticas. É aquilo em que pensamos sempre que ouvimos um termo, é a nossa ideia acerca do termo em questão. Sem conceitos não pensávamos, porque pensar é produzir e lidar com conceitos.
Um termo é a expressão verbal do conceito, é o significante do