Resumo Filmes
Neste filme notamos a falha do positivismo jurídico, a criação de leis injustas, que através de um sistema corrompido tornam-se validas. O filme retrata o julgamento de alguns dos principais juristas do 3º Reich. Os réus são acusados de praticar crimes contra a humanidade durante suas decisões nos tribunais nazistas, porém em diversos momentos notamos as dificuldades que a acusação encontra em caracterizar tais crimes, pois no local e época que os réus participaram de julgamentos, apenas estavam cumprindo o que a lei, positivada, nazista dizia.
Podemos notar que a maioria dos réus se considerava inocente, pelo fato de estarem apenas cumprindo a lei do 3º Reich, porém um dos réus admite que havia formas de negar-se ou mudar o que fizeram, mesmo contrariando a lei. Todos os réus foram condenados a prisão perpétua, pois sabendo da gravidade de suas decisões nos tribunais, seria impossível não condenar alguém que nada fez para tentar alterar tais leis.
FILME 02 - JUSTIÇA. Direção de Maria Augusta Ramos. Brasil, 2004, 100min.
Este documentário mostra o cotidiano dos funcionários do tribunal de justiça do estado do Rio de Janeiro, destacando as precariedades do sistema carcerário e as dificuldades dos defensores públicos. É destacada a ação de uma defensora pública e seus réus, fica clara a insatisfação e falta de confiança dos próprios agentes do TJ, pois são muitas falhas existentes no sistema.
Chama-se a atenção para o real sentido da palavra justiça no ambiente brasileiro, pois mostra a falta de dignidade em que os detentos brasileiros estão submetidos e a insatisfação da população com o sistema penal brasileiro.