Modelos Atômicos
EDUCACIONAL DE BARRETOS
NOME: Bárbara Benevides Dias de Freitas R.A.: 517016
Licenciatura em Química 6° Termo
AULA : MODELOS ATÔMICOS
Objetivo:
Conhecer os modelos que explicam a estrutura do átomo.
Diferenciar os modelos atômicos de acordo com suas respectivas teorias.
CONTEUDO:
Modelos Atômicos
Por volta de 400 a.C., os filósofos gregos Leucipo e Demócrito, elaboraram a teoria atômica, segundo a qual toda matéria era constituída por minúsculas partículas, as quais deram o nome de átomos.
Estes filósofos postularam que todas as variedades da matéria resultam da combinação de átomos de quatro elementos: terra, ar, fogo e água.
Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o inglês John Dalton, professor de ciências, elaborou a primeira teoria atômica. Sua principal observação foi que a matéria seria formada por átomos, que seriam esferas maciças, indivisíveis, imutáveis e que não poderiam ser criadas nem destruídas. Esse modelo é conhecido como “bola de bilhar”.
Modelo Atômico de Thomson
Thomson realizou uma serie de experiências utilizando um tubo de raios catódicos. Neste tubo, eram efetuadas descargas elétricas através de um gás rarefeito.
Ao estudar as descargas no interior deste aparelho, Thomson, descobriu o életron.
Em 1903, Thomson propôs que o átomo não fosse maciço, mas que o átomo seria uma esfera com carga positiva com elétrons na sua superfície.
Esse modelo é conhecido como “pudim de passas”.
Modelo Atômico de Rutherford
Em 1911, Rutherford, realizou uma experiência através de um material radioativo que emitia partículas positivas, chamadas partículas (α), incidindo numa lâmina de ouro. Onde observou que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam.
A partir dessa experiência, Rutherford conclui que:
· O átomo tem uma região mais “pesada”, chamada núcleo, que possui praticamente toda a massa do