Resumo filme deans um grito de justiça
Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.
Romualdo Portela de Oliveira
Gilda Cardoso de Araujo
Revista Brasileira de Educação
Jan/Fev/Mar/Abr 2005 nº28
Defende um padrão de ensino com qualidade que seja a um tempo compreensível à população e exigível judicialmente. O esforço empreendido neste texto procura apontar possíveis caminhos a serem trilhados.
Conclui-se chamando a atenção e os desafios teóricos que tem de ser superados para que este prospere, nesta busca de traduzir o “padrão de qualidade” num conjunto de indicadores passível de exigência judicial. Reformulando a lei da C. F. de 1988, incluindo ensino médio ao ensino infantil e fundamental como parte do direito à educação básica.
O objetivo dos autores foi analisar o direito à educação à luz das modificações pelas quais passou a educação brasileira nos últimos anos. Chamando atenção para a necessidade para todos em parte do direito público e subjetivo à educação fundamental. Em cima disso os autores sugeriram algumas metas para que essa escola se torne uma escola eficaz, uma escola onde todos aprendam e isso foi baseado em um estudo da UNESCO. Foram exemplos dado, bibliotecas com materiais instrucionais e livros em quantidade e qualidade suficientes, professores com carga horária sem dividir entre duas ou mais escolas, ambiente de aula adequado com respeito e convivência harmônica e o principal envolvimento contínuo dos pais na escola, etc.
Palavras - chaves
Direito à educação, expansão de matriculas, qualidade do ensino, avaliação em larga escala, financiamento da educação.
Sobre os autores
Romualdo Portela de Oliveira, doutor em