Resumos Filmes
AGNES BITTENCOURT SANCHES Nº01
IGOR FERREIRA PASTORELI Nº21
RESUMOS SOBRE OS FILMES:
TEMPOS MODERNOS E DAENS: UM GRITO DE ESPERANÇA
SÃO PAULO-SP
2015
Tempos Modernos
No filme o tema é sobre a Revolução industrial aonde á um personagem principal que se chama Vagabundo, tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. No começo do filme é retratada uma fábrica que inventa uma máquina chamada “Comedor para Funcionários”, que tem o intuito de diminuir o horário de almoço dos funcionários, para assim ter mais trabalho. Também passa a uma imagem de trabalho quase “escravo”, com muita vigilância e sem nenhum tempo a perder.
O filme também passa uma imagem que hoje esta em pleno crescimento o mundo das máquinas passa a fazer tudo o que os homens faziam, tornando o desemprego nas fábricas ainda maior. E hoje fazendo ainda mais as pessoas procurar o futuro, e estudarem, pois ninguém quer ficar para trás.
É considerada uma forte crítica ao capitalismo e ao imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial e ao sistema capitalista.
Sobre o “comedor para funcionários” ele deixa vagabundo em uma “Trabalheira Frenética” que faz com que ele não para o que o faz -ele aperta as porcas - ser levado ao sanatório. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Quando volta a fábrica vela fechada e a partir daí começa mais um das suas aventuras-trapalhadas.
Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. O Vagabundo se vê no meio de uma crise comunista e é preso acusado de ser o líder. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, pois ajudou a Pager um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão.
Em outro local uma jovem chamada de a