Resumo figado
O Fígado é o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as víceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher , entre 1,2 e 1,4 kg , tem a cor vermelha – amarronzada , é friável e frágil , tem a superfície lisa , recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
É possível perder 75% do tecido hepático por doença ou intervenção cirúrgica , sem que Le pare de funcionar . O tecido hepático é constituído por informações diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de células hepáticas ou hepatócitos, rodeadas por canais diminutos, pelos quais passa a bílis segregada pelos hepatócitos. As células hepáticas ajudam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esteroides , estrogênios e outros hormônios.
E executa mais de 500 funções no organismo humano - mesmo quando é cortado pela metade. O fígado é capaz de se regenerar, voltando ao tamanho normal. Assim, um mesmo órgão pode ser usado para salvar a vida de duas pessoas. Ou um simples pedaço do fígado de uma pessoa saudável pode salvar a vida de outra. Por isso, é na área dos transplantes que os hepatologistas têm obtido as maiores conquistas. Contudo, nem todas essas técnicas estão sendo capazes de eliminar a angustiante fila de espera dos transplantes, que chega a durar até dois anos, enquanto uma hepatite fulminante pode matar no prazo de três a quatro semanas.
Síntese proteica → secreta as proteínas albumina, protrombina e fibrinogênio do plasma sanguíneo;
Secreção de bile → secretada para o tubo digestivo, a bile além de enzimas importantes para a digestão de gorduras (ácidos biliares), contém bilirrubina que resulta da eliminação das hemácias velhas;
Acúmulo de alimentos → armazena gorduras neutras, glicogênio e vitaminas A, B1, B2, B3, B4, B12, D e K;
Função metabólica → realiza a conversão de lipídios e AA