Resumo Festival Do Minuto
Comunicação científica - Rosana
Nomes: Ana Carolina Farias - 31472321 Stefani Davine - 41414462 Vitória Zucato - 31426654
Relatório (Festival do Minuto)
Vigilância do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de um programa DST/AIDS
O estudo foi realizado em Diamantina (MG) e tinha como principal objetivo avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, tanto em aspectos ambulatoriais, quanto domiciliares, que foram expostas a aids e por conseguinte expostas ao tratamento por TARV (terapia antirretroviral de alta potência). Também possui a finalidade de orientar as famílias, informar as gestões públicas e encaminhar para adequados tratamentos, caso necessário.
Participaram do estudo 15 crianças, sendo que 12 foram expostas ao TARV intrauterino e/ou durante as primeiras semanas de vida, uma soropositiva e duas de diagnóstico indefinido. Foram elaborados questionários, utilizando o DENVER II e o PEDI como base, para traçar um perfil clínico e socioeconômico das crianças. Uma equipe foi treinada para a aplicação desses questionários, dividindo o projeto em duas etapas, na primeira era feita uma avaliação ambulatorial e na segunda domiciliar. Ao final de cada visita domiciliar, levando em conta o perfil traçado, eram dadas orientações ao cuidador. O relatório final foi enviado à gestão pública de saúde municipal.
Dentre as 15 crianças, a maioria era d sexo feminino e com idades que variavam entre um ano e quatro meses e seis anos e dez meses. Todas com estrutura familiar básica. E em sua maioria, de baixo nível econômico. Metade dos resultados do DENVER II deram suspeito ou anormal, já no PEDI, todas apresentaram desempenho adequado.
Crianças infectadas verticalmente tem mais problemas de imunodeficiência, assim sendo o TARV responsável pela considerável diminuição dos casos de morbidade e aumento da expectativa de vida, no entanto, mesmo não infectadas, crianças