Historia do twitter
Criado pelos ex- funcionário do Google Evans Wllians e Biz Stone , junto com Jack Dorsey, o Twitter nasceu em 2006 como um projeto paralelo da produtora Odeo. Apelidado inicialmente de “Status”, o primeiro protótipo do Twitter começou a ser utilizado internamente na Odeo com a função de enviar mensagens curtas via celular, porém o nome não agradou. Dorsey então tentou buscar outro nome para seu projeto e encontrou a palavra Twitter, que pode significar “uma pequena explosão de informações inconsequente” ou simplesmente “pios de pássaros”, surgindo também o pássaro como símbolo. O primeiro tweet foi publicado em 21 de março de 2006 com a postagem “just setting up my twttr” (apenas criando o meu twitter).
Explosão do Twitter
Um ano após sua criação, o Twitter foi apresentado no festival South By Southwest, que envolvia música, filmes e tecnologia. Para mostrar a interatividade do serviço, foram colocadas telas de 60 polegadas, as mensagens eram trocadas pelos usuários durante as atrações do festival. A resposta dos usuários foi imediata, cerca de 60 mil “twittadas” durante o evento. Devido a esse sucesso, o twitter recebeu o Web Award, principal premio do festival.
Os anos que precederam foram de muito sucesso e dores de cabeça. O número de usuários crescia tanto que passava de sua capacidade. Novos jargões e maneiras de utilizar nasciam de conversas entre usuários como o termo “Tweet” ou no Brasil conhecido como “tuitada”. Twitter e seus 140 caracteres
Por que apenas 140 caracteres? Essa é a pergunta que muita gente faz. A resposta está naquele primeiro protótipo chamado “Status”, pois as mensagens via SMS antigamente tinham o limite de 160 caracteres.
Elementos básicos do Twitter:
Tweet: Nome dado para cada mensagem de 140 caracteres
Retweet (RT): Quando se repete o tweet de outra pessoa, mas dando créditos a fonte inicial.
Following: Termo que significa seguir alguém, quando o usuário começa a acompanhar os