resumo feb
Sociedade Estamentada
Culturalmente tradicional em relação à classes e casamento, os indivíduos buscavam encontrar, conseguir títulos sociais.
Houveram intermináveis disputas entre as civilizações que ocupavam a península e após a “afirmação” da conquista cristã, houve uma limpeza cultural para que a cultura cristã reinasse em tal região e fosse disseminada pelo mundo como a superior. Tudo isso acontecia na época em que os Estados ainda não eram bem determinados.
Na península Ibérica, o governo era formado por várias entidades bastantes independentes umas das outras. Com a criação de um novo reino em Portugal, é que houve uma unificação geral em prol da expansão deste.
Igreja e Estado agiam em conjunto no que se refere ao regimento do Estado. Quem tivesse prestígio com a Igreja podia conseguir que membros de suas famílias seguissem carreira eclesiástica através do sistema de Capelania.
Ibéricos não tinham uma grande tradição comercial, porém a região apresentava certo nível de atuação com cidades mercadoras italianas, além de produzir vinhos, oliva(azeite) e algumas plantações.
Houve a criação de sociedades de negócios em que cada membro contribuía em uma diferente área; Investindo, conhecimento ou trabalho.
A escravidão foi levada para o novo mundo assim como todas as demais tradições já existentes e uma família ter muitos escravos era sinônimo de prosperidade.
CASTELA: Maior reino em território e caracterizado por disseminar cultura.
Por não possuir muita proximidade com o mar, seu ponto de escape da península era