Resumo farmacocinética
2 – É o local na célula onde os fármacos através de difusão passiva(o fármaco de move da região que tem grande concentração de fármaco para o a região que tem baixa concentração, a maioria dos fármacos adentram as células através desse mecanismo) , difusão facilitada(através de proteínas transportadoras transmembranas) , transporte ativo (também envolve proteína transportadora e é capaz de levar fármacos de um local com baixa concentração para elevadas concentrações), endocitose ou exocitose (transportam fármacos excepcionalmente grandes )adentram o interior celular e se destinam a corrente sanguínea.
3 – Absorção é a transferência do farmáco da sua via de administração para corrente sanguínea, a maioria dos fármacos são absorvidos no intestino, que possei cerca de 200m², o estomago também é outro local importante de absorção dos fármacos.Fatores como forma de absorção celular, PH e biodisponibilidade influenciam na absorção do fármaco.
4 – O Ph é muito importante na absorção dos fármacos , os fármacos ácidos fracos e as bases fracas são melhores absorvidos por estarem não ionizados, ou seja, eles são apolares.Um fármaco acido é absorvido melhor em um local acido e um fármaco básico é absorvido melhor em um local básico.
5 – O antiacido altera o Ph urinário, aumentando a excreção do AAS, diminui a concentração sanguínea e a ação analgésica.
6 – Distribuição do fármaco é o transporte do fármaco na corrente sanguínea até seu local de ação na célula do tecido
7 – Quanto menos ligantes as proteínas plasmáticas a droga for , mais ela pode transpor a membrana celular e se difundir. Farmacos ácidos tem afinidade de ligação por albuminas plasmáticas , exemplos Diclofenaco, amitriptilina e diazepan.
8 - Alfa1-glicoproteína Ácida, globina.
9 – Um dos fármacos na sua forma livre estará presente em grande quantidade e poderá ligar-se com facilidade as células teciduais, havendo assim efeitos indesejados.
10 –