A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM MOLECULAR PARA A CRIAÇÃO DE CÉLULAS BIOATIVAS
1689 palavras
7 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM MOLECULAR PARA A CRIAÇÃO DE CÉLULAS BIOATIVASAtividade Pratica Supervisionada do curso de Farmácia apresentado à Universidade
Paulista – UNIP.
Orientadora: Profa. Mariane Petroni
Marcela Oliveira RA: B3442G - 9
Sâmia Souza RA: B21702 – 2
Marissa Sousa RA: B51308- 0
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 2
2.RESUMO 3
3.FASES DE AÇÃO DOS FÁRMACOS 4
4.ESTRATÉGIAS DE MODIFICAÇÃO MOLECULAR 5
4.1.Bioisosterismo 6
4.2.Latenciação 6
5.SIMPLIFICAÇÃO MOLECULAR 8
6.ASSOCIAÇÃO MOLECULAR 8
7.PROCESSOS ESPECIAIS DE MODIFICAÇÃO MOLECULAR 8
8.CONCLUSÃO 9
9.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1.INTRODUÇÃO
A química farmacêutica no campo molecular estuda a identificação de compostos bioativos e o desenvolvimento de novas moléculas, relacionando à estrutura química e a atividade biológica sendo possível compreender a farmacocinética e farmacodinâmica do fármaco. Fármacos são substâncias de estrutura química definida utilizada para o benefício do organismo receptor.
Para a o desenvolvimento de novos fármacos utiliza-se o processo de modelagem molecular com o objetivo de obter novas moléculas ou aprimorar a cinética de fármacos já existentes.
Palavra-chave: química farmacêutica, novas moléculas, fármacos; modelagem molecular.
2.RESUMO
Atualmente os processos de obtenção de moléculas bioativas, têm utilizado métodos computacionais para o planejamento e desenvolvimento de compostos ativos biologicamente, visto que o desenvolvimento dessas moléculas é de alta complexidade, sendo esse método orientado por uma hipótese racional sobre o mecanismo de ação dessas moléculas.
As ações das moléculas têm seus efeitos associados a reações e interações químicas com estruturas presentes no ser vivo. As interações intermoleculares são fundamentais para que ocorra o efeito farmacológico.
Estruturas macromoleculares pode ser o principal alvo de interação, sendo em sua maioria proteínas que podem ser receptores celulares, as