resumo etica e moral
Autor: Leonardo Boff
Resumo:
Passamos por uma fase de quebra com o processo de evolução. Como escrito por Leonardo Boff. “Chegamos a um ponto em que a biosfera está à mercê de nossa decisão. Se queremos continuar a viver, temos que querê-lo e garantir as condições adequadas”.
Assim os otimistas dizem que temos até o ano de 2030 para mudarmos os caminhos de nossa permanência na Terra, caso contrário a sustentabilidade do sistema Terra não estaria mais garantida e acarretaria uma crise cujo desfecho é irremediável.
Conforme Leonardo Boff, a fundamentação racional da ética e da moral representou um esforço admirável do pensamento humano desde os mestres gregos. Esta tarefa se encontra ainda em aberto, distanciando-se de outros esforços éticos fundados em outras bases que não seja a razão (éticas heterônomas). É o ethos que procura.
Precisamos então da justa medida entre a razão e a paixão, pois se a razão reprime a paixão surge à rigidez, a tirania da ordem e a ética utilitária. Se ocorre o inverso, vigora o delírio das pulsões e a ética hedonista, do puro gozo das coisas. Quando ocorre o balanceamento entre paixão e razão, surgem duas forças que sustentam uma ética promissora: a ternura e a vigor. Ternura é o cuidado com o outro e vigor é a contenção sem dominação que transforma sonho em realidade. Essas premissas fazem surgir uma ética capaz de abranger todos na família humana. Essa ética se estrutura conforme os valores fundamentais, é um ethos que ama, cuidam e se solidariza.
Bem-comum são a junção da cidadania ativa (participação) e a cooperação. No plano infra-estrutural é o acesso justo de todos aos bens básicos como alimentação, saúde, moradia, energia, segurança e comunicação. No plano humanístico é o reconhecimento, o respeito e a convivência pacífica. O Capitalismo, e sua ideologia política, o neoliberalismo trouxe efeitos fortemente