Resumo Estrutura do Sistema Operacional
4ª Edição
Capitulo 4 Estrutura do Sistema Operacional (RESUMO)
Introdução
O operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários e as suas aplicações. Esse conjunto de rotinas e denominado núcleo do sistema, ou Kernel.
Há três maneiras de interagir com o Kernel do Sistema Operacional. Por intermédio das rotinas do sistema realizadas por aplicações. Por meio de utilitários ou linguagem de comandos. Inicialmente serão apresentadas as funções do núcleo e os conceitos relativos a segurança, proteção do sistema, modos de acesso, rotinas, system calls, linguagem de comandos e ativação/desativação do sistema.
Funções do Núcleo
Diferentemente de uma aplicação convencional, as rotinas do sistema são executadas concorrentemente sem uma ordem predefinida. Muitos desses eventos estão relacionados ao hardware e a tarefas internas do próprio S.O.
Principais Funções do núcleo:
Tratamento de interrupções e execuções;
Criação e eliminação de processos e threads;
Sincronização e comunicação entre processos e threads;
Escalonamento e controle dos processos e threads;
Gerência de memória;
Gerência de dispositivos de E/S;
Suporte a redes locais e distribuídas;
Contabilização do uso do sistema;
Auditoria e segurança do sistema;
O sistema operacional deve ser responsável pelo controle da utilização da UCP, de forma a impedir que algum programa monopolize o seu uso inadequadamente.
Como vários programas ocupam a memória simultaneamente. O sistema operacional implementa mecanismos de proteção. Caso um programa tente acessar uma posição de memória fora de sua área ocorrera um erro. Para que diferentes tipos de programas tenham direito de compartilhar a mesma área de memória. O que evita problemas de inconsistência.
Um disco pode armazenar arquivos de vários usuários. O sistema operacional deve garamtir a integridade e a confidencialidade dos dados.
Modo de Acesso
Muitas das