atomos
Resumo
Seguindo as orientações relacionadas no PROINTER a equipe realizou o levantamento das informações necessárias adquiridas no processo de entrevistas e montou os Diagramas de Fluxo de Dados, além dos Dicionários de Dados necessários para a construção do nosso Sistema de Contabilização Integrado. Aplicando os conhecimentos que adquirimos e analisando os processos da empresa acreditamos que conseguimos apresentar uma solução que vai atingir o que foi proposto e ajudar a alavancar os lucros da empresa.
Sumário
Apresentação 4
Diagnóstico 5
Dicionário de Dados 6
I – Fluxo de Dados 6
II – Depósitos de Dados 24
III – Processos 31
Objetivos 37
Considerações Finais 37
Bibliografia 37
Apresentação
O trabalho de nossa equipe foi baseado em uma empresa transportadora da região que encontra dificuldades em contabilizar os valores mensais gastos e ganhos além de calcular os impostos que deve pagar mensalmente, não sabendo assim o lucro real que tem, além de não conseguir realizar uma projeção de ganhos futuros.
Nosso objeto é criar um sistema que consiga ajudar a empresa a se estruturar contabilmente e que no futuro consiga realizar o calculo do seu fluxo de caixa e possa fazer previsões do orçamento que terá assim podendo realizar estimativas de crescimento.
Diagnóstico
A partir das reuniões e brainstorms que realizamos com as áreas identificamos vários processos manuais realizados entre setores que fazem com que o processo de contabilização seja falho, a partir deste levantamento identificamos os processos a serem informatizados e melhorados.
Abaixo seguem os Diagramas de Fluxo de Dados e Dicionários de Dados criados a partir dos levantamentos que realizamos e dos requisitos funcionais que geramos.
Figura 1 – DFD Nível 0 ( zero ) do Sistema de Contabilização Integrado
Fonte : Elaborado pelos autores
Figura 2 – DFD Nível 1 ( um ) do Sistema de Contabilização Integrado
Fonte : Elaborado pelos autores