Resumo - Estratégia de Inspeção Predial
Tema do Artigo: Estratégia de Inspeção Predial
Autores do Artigo: Daniel Rodrigues Rezende Neves e Luiz Antônio M. N. Branco
Autor do Resumo: André Paulus
Londrina, 26 de fevereiro de 2014
A inspeção predial é um instrumento que garante a avaliação de muitos aspectos de uma edificação, visto que esta é avaliada na íntegra.
O procedimento deve ser executado em conformidade a um plano de manutenção, por profissional devidamente habilitado cuja função é avaliar, tecnicamente, aspectos como desempenho, segurança, conservação e, manutenção.
Ademais, em países desenvolvidos, como EUA e Canadá, a inspeção predial é indispensável para transações imobiliárias, pois garante ao consumidor justificativas técnicas para tomadas de decisão de negócios imobiliários, visto que tem, também, função de orientar as partes interessadas.
Este importante instrumento expõe as necessárias manutenções e pode orientar os usuários quanto aos custos de futuras manutenções. O produto final da inspeção predial é um laudo, claro e objetivo, embasado em experiência profissional, boas técnicas construtivas, procedimentos corretos de manutenção e normas vigentes.
A contratação do profissional inspetor possui níveis de serviço classificados de acordo com o rigor necessário. Os custos envolvidos e a energia dependida são distintos entre eles. O profissional responsável pela inspeção analisa documentações, relatos, serviços realizados, formulários e vistorias anteriores.
Posteriormente, aplica questionários seguidos de uma vistoria preliminar. Esta identifica o nível de serviço ao qual a edificação irá ser submetida.
Diante do exposto, cabe ao inspetor predial analisar e classificar anomalias construtivas, anomalias funcionais e as falhas (são decorrentes de manutenção) considerando riscos, gravidade, segurança e ordenando as prioridades das intervenções nos imóveis.