Resumo Emile Durkheim
Sociedade – Ciência das instituições (gênese-início-, e funcionamento), toda crença, todo comportamento instituído pela sociedade. Para ele a sociedade não é o resultado de um somatório de indivíduos ou uma justaposição. A sociedade e mais que uma soma é uma síntese: A vida esta no todo e não nas partes.
Fatos Sociais – Maneiras de agir, pensar e sentir fixa ou não, exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem.
O que são fatos sociais – Hábitos, costumes, características de um grupo social, regras
Jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, etc.
O grupo possui uma mentalidade que não é idêntica à dos indivíduos.
Estados de consciência coletiva são distintos dos de consciência individual.
Os fenômenos que constituem a sociedade têm sua origem na coletividade e não em cada um dos seus participantes.
Representações coletivas – São uma das expressões do fato social, elas compreendem os modos “como a sociedade vê a sim mesma e ao mundo que a rodeia.
Como se produzem: Através de uma cooperação que se estende no espaço e no tempo.
Espíritos diversos se associaram, misturaram e combinaram suas idéias e sentimentos:
Acumulando experiência e sabedoria.
Coesão e solidariedade – Responsabilidade entre os membros dos grupos pela coesão que varia segundo o modelo de organização social. Os lados que unem os membros entre si e ao próprio grupo cons- tituem a solidariedade, a qual pode ser mecânica ou orgânica.
Solidariedade mecânica: Liga diretamente o indivíduo à sociedade sem intermediário. Conjunto de crenças e sentimentos comum a todos os membros do grupo
Solidariedade orgânica: Multiplicação das relações intersociais, leva ao progresso da divisão do trabalho. A função da divisão do trabalho é a de integrar o corpo social, assegurar-lhe a unidade.
Só existe indivíduos quando se vive numa