Resumo - Emile Durkheim
Recebeu influências da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo do organicismo alemão e do socialismo.
O industrialismo, com a sua incontida força de transformação impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna.
Fato social: Qualquer coisa capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo.
A sociedade através dos fatos sociais impõe um padrão de comportamento sobre o indivíduo, padrões esses que podem ser sociais , morais , éticos, políticos, religiosos, econômicos ou legais.
Indivíduo e Sociedade
Divisão do trabalho:
Solidariedade mecânica: Característica das sociedades primitivas.
São comunidades onde os as pessoas estão próximas umas das outras e são unidas por elos como língua, costumes etc., o trabalho é dividido e cada um faz um tipo de coisa. Ex: mulher faz a comida e o homem vai caçar. É necessário o trabalho conjunto para formar uma engrenagem. Cada um tem um papel e todos são iguais. É como se fosse um relógio. Como é hoje nas tribos indígenas brasileiras, na África e os povos aborígenes .
Solidariedade Orgânica: Características sociedade moderna capitalista. É como se fosse o corpo humano. Cada órgão tem uma função. Um órgão funciona diferente do outro, estão interligados e necessita um do outro. Eles recebem o comando do cérebro. Na sociedade moderna cada indivíduo tem um tipo de trabalho específico e um depende do outro. O médico depende do metalúrgico, o padeiro depende do médico o motorista depende do mecânico, etc., o élo de ligação são as tarefas que eles executam. Um depende do outro. A solidariedade Orgânica é característica da sociedade moderna capitalista.
Individualísmo:
Para Durkheim cada vêz mais que se amplie a individualização da sociedade, mais ela se fortalece e evita o caos social.
O suicídio:
Para Durkheim o suicídio tem o caráter social e cultural. O meio onde o indivíduo vive ou a cultura que o indivíduo recebe, vai contribuir muito para a questão