Resumo Eletricidade Halliday 4
27-1 A utilização dos capacitores
Como definição os capacitores pode-se armazenar energia, na forma de energia potencial, esticando-se a corda de um arco, distendendo uma mola, comprimindo um gás ou levantando um livro. Pode-se fazê-lo também em um campo elétrico aonde o capacitor é um dispositivo apropriado para tal fim.
Um exemplo da utilização dos capacitores é na eletrônica, que além de servirem como armazenadores de energia potencial, eles também constituem elementos vitais nos circuitos com os quais sintonizam os transmissores e receptores de rádios e televisores.
27-2 Capacitância
Os elementos básicos de qualquer capacitor são dois condutores isolados de formato arbitrário, chamam-se esses condutores de placas, qualquer que seja sua geometria; O capacitor de placas paralelas consiste em duas placas condutores de paralelas de áreas A, separadas por uma distancia d, o seu símbolo é ( ) .
Quando um capacitor é carregado, suas placas adquirem placas iguais porem de sinais opostos, +q e –q. Entretanto, refere-se à carga de um capacitor como sendo q o valor absoluto dessas cargas sobre as placas.
Uma vez que as placas são condutoras, elas constituem em superfícies equipotenciais: todos os pontos sobre uma placa tem o mesmo potencial elétrico. Além disso, existe uma diferença de potencial entre as duas placas, representa-se essa diferença de potencial por v.
A carga q e a diferença de potencial V para um capacitor são proporcionais uma a outra, isto é:
onde v é o potencial, c é a capacitância e q é a carga. A unidade SI de capacitância é o Coulomb por Volt (Farad).
1 Farad= 1 F =1 coulomb por volt = 1 C/V
Carregando um capacitor
Um meio de carregar um capacitor é coloca-lo num circuito elétrico com uma bateria. Um circuito elétrico é um caminho através do qual uma corrente pode fluir. Uma bateria é um dispositivo que mantem certa diferença de potencial entre seus terminais (pontos nos quais a corrente pode entrar na