Resumo dos componentes de um perfume
Mas o que esses frascos possuem para causar tantas reações em nós?
Todo frasco de perfume é composto por três substâncias principais: água, álcool e absoluto (essência).
Água: A água deve ser submetida a deionização, o que assegura a ausência de partículas ou íons indesejáveis, que podem alterar o aroma do perfume.
Álcool: O Álcool deve ser etílico, ter o máximo de pureza e total transparência. Além disso, ele deve ser submetido a filtros que assegurem a ausência de quaisquer partículas capazes de alterar o aroma do perfume. O álcool constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (Essência): A essência é a concentração da matéria prima. Existem diversos tipos de matérias primas utilizadas na composição de perfumes, das quais são retiradas os óleos essenciais que dão origem às mais diversas fragrâncias que conhecemos. Dentre as matérias primas temos flores (rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.), ervas aromáticas (tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.), frutas cítricas (cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc.) madeiras (cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.), folhas (patchouli, vetiver, etc.) resinas (galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.) e muitas outras.
Além dessas, existem também as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
A essência é a maior responsável pela particularidade de cada fragrância. A fragrância, como já dito, é um complexo sistema de substâncias geralmente extraídas de plantas tropicais e animais selvagens. Atualmente, a exploração dessas substâncias