RESUMO DOENÇAS RESPIRATÓRIAS FISIOLOGIA
FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
FISIOLOGIA HUMANA
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
PNEUMONIA
A principal característica dessa doença é a inflamação dos alvéolos pulmonares, região nobre dos pulmões, podendo ocorrer de origem infecciosa (por meio de bactérias, fungos, vírus e parasitas) ou não. Essa região dos alvéolos é preenchida por muco respiratório e pus, dificultando a troca gasosa. A patologia pode ser diagnosticada através de exame físico, radiografia do tórax ou hemogramas, este, por sua vez, não tão imprescindível. Os sintomas mais comuns são: tosse, dor torácica, febre e dispneia. O tratamento de Pneumonia consiste na ministração de antibióticos.
ATELECTASIA
Caracterizada pela dificuldade excessiva de respiração, causada pelo impedimento da passagem do ar, geralmente, através dos brônquios. A doença pode surgir devido a diversos fatores como: presença de água no pulmão, câncer, pneumotórax ou algum objeto estranho presente. A Atelectasia acomete, principalmente, pessoas hospitalizadas. Para o diagnóstico eficaz da doença, um simples exame de raio-x ou, até mesmo, a observação do padrão respiratório alterado do indivíduo é suficiente. O tratamento é feito por fisioterapeutas através da oxigenioterapia e fisioterapia respiratória. Em casos de aspiração de corpo estranho, manobras específicas devem ser realizadas a fim de retirar o objeto.
ENFISEMA
Doença degenerativa que acomete a grande maioria dos fumantes, apesar de ser causada, também, por poeira, poluente e vapores químicos. Nesta patologia, os alvéolos são comprometidos, impossibilitando as trocas gasosas eficientemente, forçando a saída de dióxido de carbono, o que resulta na perda de elasticidade dos pulmões, dificultando a respiração. Entre os principais sintomas, está a falta de ar (dispneia), tosse e produção crônica de muco. O diagnóstico consiste na análise do histórico do paciente, observando os fatores