Neologismo
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.
Pode também referir-se a uma nova doutrina no campo da Teologia que procura esclarecer o significado e significante das expressões presentes nas traduções bíblicas.
Etimologia
Morfologicamente, é composta de duas palavras: neo-, vindo do prefixo νεο- do grego antigo, "novo", e λόγος, que significa "palavra", adicionando-se o sufixo-ismo.
Exemplos
A palavra espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail ( pseudônimo de Allan Kardec ), utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral.
Um exemplo prático, muito usado no Brasil, é o caso do termo "refri" - gíria recente para indicar "refrigerante”. Outro exemplo, uma pessoa filiada ao partido politico PSDB pode ser chamada de peessedebista para fins de definição pejorativos ou não.
Também há os casos em que o substantivo é transformado em um adjetivo como, por exemplo, a palavra "antena" (objeto que capta e/ou transmite ondas hertzianas; ou seja, de rádio ou televisão) ser transformada em "antenado" (pessoa "ligada”, que está ou procura estar bem informada sobre o que acontece à sua volta).
Portanto, "neologismo" é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova.
Significado de Neologismo
O que é Neologismo:
Neologismo é o processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar