Neologismo
Neologismo
Manaus/28 de maio de 2010
Instituto Denizard Rivail
Neologismo
Ângela Campos de Carvalho
Pesquisa solicitada pela professora Alcione Alves na disciplina de Língua portuguesa como nota principal para o 2º Bimestre.
Manaus/28 de maio de 2010
Índice
Introdução................................................................................01
Desenvolvimento.....................................................................02 I.................................................................................................02 II...............................................................................................03 III..............................................................................................04
Conclusão.................................................................................05
Bibliografia..............................................................................06
Introdução
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.
Pertence à família morfológica Neo (novo), cuja origem deriva do latim novus, nova, novum e do grego νές; do sânscrito návah.
Pode também referir-se a uma nova doutrina no campo da Teologia que procura esclarecer o significado e significante das expressões presentes nas traduções bíblicas.
O neologismo pode ser criado na própria língua ou importado de uma língua estrangeira, como ocorre frequentemente em linguagem técnica.
A língua está sempre se modificando: palavras novas, das mais diversas origens, são incorporadas ao idioma e logo absorvidas pelos falantes, que passam a utilizá-las no seu processo diário de comunicação. Simultaneamente, o avanço tecnológico, os