Neologismo
Não só meras criações é o neologismo que vem para dar o diferencial
___________________________
A função biológica e cerebral da linguagem atua de forma ímpar nas relações humanas. De forma dinâmica, a linguagem tende a passar “por um processo lento, gradual e contínuo” (FARACO, 2005). Essa tendência de mudança (drift, traduzido para deriva por Câmara Jr) levaria a linguagem a estar inserida num contexto favorável ao que se chama de neologismo (Palavra nova, ou nova acepção de uma palavra já existente na língua. Segundo o Aurélio)
Como qualquer processo de variação linguística, o neologismo está sujeito a uma progressiva implementação. “Costumam se desencadear na fala informal de grupos sociais, chegam situações formais de fala e só então começam a ocorrer na escrita.” (Faraco, 2005). Importante ressaltar, que nem todos os neologismos atingem o ápice da mudança lingüística (a escrita formal), permanecendo eternamente sem prestígio social.
O neologismo é a criação lexical que se dá a partir da necessidade de nomear uma nova realidade, novas situações, conceitos, fatos, objetos etc., tanto no âmbito científico,. quanto no artístico. Porém, esse neologismo só é sentido como novo durante uma determinada época, pois como a realidade que ele designa está em constante mudança, as palavras também adquirem novos significados. Como a palavra televisão (do grego "tele", "distante") e (do latim "visione", visão) que é um neologismo, mas que se aderiu a língua e deixa de ser um léxico novo. Há diversos procedimentos de formação de neologismos. A criação de termos ou expressões podem surgir a partir da comparação com termos já usados, por prefixação, sufixação, justaposição ou aglutinação de termos e por empréstimo de termos de outras línguas – o estrangeirismo. Este fenômeno é fundamental na renovação do léxico de qualquer língua, a par dos arcaísmos que marcaram a sua apresentação de forma oposta, ou seja, ocorre o desaparecimento de certos