Economia
DE PRODUÇÃO
CARACTERIZAÇÃO BÁSICA
Todas as categorias básicas de fluxos econômicos resultam da produção, considerada, como atividade econômica fundamental.
O estudo dessa atividade, de suas bases, de seu significado e de seus fluxos é, assim, um bom ponto de partida para a compreensão do processo econômico. Os recursos de produção são também denominados fatores de produção.
Eles são constituídos:
Pelas dádivas da natureza;
Pela população economicamente mobilizável;
Pelas diferentes categorias de capital;
Pelas capacidades tecnológicas e empresariais.
As denominações usais desses fatores são: Terra; Trabalho; Capital;
Tecnologia e; Empresariedade.
FATOR TERRA
O fator terra ou reservas naturais encontra-se na base de todo o processo de produção.
Engloba todos os recursos e condições existentes na natureza.
É do complexo conjunto de elementos que o constitui que o homem extrai os bens econômicos com os quais procura saciar suas ilimitável.
A disponibilidade do fator terra depende do balanceamento entre direções expansivas e restritivas.
Nos movimentos expansivos encontram-se o próprio estágio do conhecimento humano sobre as potencialidades de sua exploração e o domínio de reciclagem e de reposição.
Nos movimentos restritivos encontram-se os processos de exaustão ou degradação das macrodisponibilidades que o constituem.
A. Solo
Meio natural para o desenvolvimento dos vegetais. Parcela dinâmica da superfície terrestre. Sua superfície inferior é definida pela ação de agentes biológicos e climáticos. Seu aproveitamento econômico define-se pela profundidade efetiva, drenagem, saturação, fertilidade e relevo.
B. Subsolo
Camada da crosta terrestre em que encontram lençóis de água; jazimentos minerais, metálicos e nãometálicos; lençóis petrolíferos e reservas de gás natural. O aproveitamento econômico dos depósitos do subsolo define-se pelo conhecimento geológico,