Resumo do vídeo - a história das coisas e analise da cultura erudita, popular e de massa.
➢ RESUMO
A História das Coisas é um documentário que foi produzido por Louis Fox que mostra em uma linguagem simples, os problemas sociais e ambientais que o capitalismo globalizante, provoca no mundo. Ele aborda a exploração dos Estados Unidos, sobre os países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é abundante e barata. O vídeo tem duração de 21 minutos e nesse período à apresentadora Anne Leonard retrata as consequências que o consumo desenfreado faz com o nosso meio ambiente, com a poluição do ar, da água, as exterminação de animais, os tóxicos usados nas indústrias e a eliminação das riquezas naturais em prol do consumo no mundo.
O filme nos mostra a gravidade de um sistema em crise onde o valor humano é colocado na balança de acordo com a intensidade de consumo, ou seja, quem não possui e nem compra muito conforme a demanda do sistema, não tem valor. Podemos observar no decorrer da apresentação que apenas algumas pessoas têm o poder de decisão nesse processo de expansão do consumismo. Poder este que é dado para as empresas, corporações, meios de comunicação, comércio, indústrias e até mesmo pelo próprio governo, onde o principal objetivo é que as coisas tenham pouca durabilidade deixando clara a hierarquia da manipulação do consumo para alavancar as vendas e gerar retorno às grandes empresas e indústrias do mercado econômico. O filme mostra que uma maneira pratica de se alterar os mecanismos atuais é através da conscientização ambiental por meio das pessoas, das indústrias, o que já poderia contribuir muito para alteração do quadro atual. Porém é muito complicado alterar mecanismos que já estão viciados no consumismo.
Desta forma ao fazermos uma analise sobre a cultura erudita podemos dizer que existe uma grande semelhança com o vídeo, onde essa cultura faz parte de uma elite (Burguesia) que era formada pelos comerciantes que tinham como o principal