Teoria geral da contabilidade
A mensuração da posição patrimonial financeira e dividida em 3 itens ativos, passivos e patrimônios líquidos:
Passivo – Dinheiro gasto em investimentos, como dividas e obrigações para manter o funcionamento da empresa exemplo. Pagamento do salários dos funcionários, manutenções de maquinas.
Ativo – Tudo que proporcione lucro e bens matérias da empresa, investimentos que ajude a entidade a se manter como reservas, terrenos, automóveis e etc.
Patrimônio liquido – E o resultado do que a empresa “ganho” lucrou subtraindo pelos “gastos” na verdade e o resultado de um calculo simples a soma de todos os ativos menos a soma de todos os passivos.
Quando o passivo e o ativo são definidos identificam seus aspectos, mas sem especificar o que realmente e encontrado e reconhecido no balanço patrimonial.
As definições de ativo, passivo, mostram vários itens que não são reconhecidos nem como ativos e nem como passivos no balanço patrimonial.
Por que tem alguns critérios para tal reconhecimento. Os benefícios econômicos que proporcione lucros futuros são o melhor critério para o reconhecimento de um ativo ou passivo.
Antes de enquadrar um item de um passivo, ativo ou patrimônio liquido a sua forma e realidade econômica e não na sua forma legal
Balanços patrimoniais elaborados de acordo com os pronunciamentos técnicos tem que ser divididos entre ativos e passivos itens que entre acordo com as definições citadas.
ATIVOS
O beneficio que um bem econômico quando um ativo pode gerar riquezas futuras contribuindo para margem de lucro da empresa podendo assim se enquadra em fluxo de caixa ou equivalentes de caixa.
Podendo assim diminuir a saída de caixa ou até criando uma forma de produção alternativa diminuindo os custos das atividades.
Normalmente usa seu ativo em investimentos na produção de mercadorias ou na prestação de serviço para uma melhora na satisfação do cliente.Os serviços atendem as necessidades, e aos desejos as mercadorias, assim