resumo do trabalho ´´Quem me dera ser onda´´
Ministério da Educação
Colegio Sanjaylise
Nome: Tainircia Eliana Morais Bulica
Sala: 2
Classe: 9ª
Turma: A
Turno: Tarde
Docente
_________________
Ináçio Mulaza
Luanda aos 27-10-14
Índice
Introdução…………………………………………………1
Desenvolvimento………………………………………….2
Conclusão………………………………………..………..3
Introdução
O livro em questão ´´ Quem me dera ser onda ´´ um clássico da literatura Angolana retrata-nos a estória de uma verdadeira família Angolana. Que viveu com um leitão em seu apartamento.
Desenvolvimento
O livro relata-nos que após um ralhete dado pelo camarada Faustino por violar as leis do prédio, trazendo um leitão para o seu familiar.
Camarada Diogo e sua família embarcaram numa verdadeira luta pela sobrevivência com o leitão em casa. Os seus filhos Ruca e Zeca eram os maior ajudantes com estadia do leitão em sua moradia, foi-lhe dado o nome de Carnaval da vitória, Carnaval porque e nele em que mata-se e come-se e também porque seria morto em época de carnaval, e Vitoria por terem vencido o fiscal que queria saber de mais. Os irmãos Ruca e Zeca tratavam Leitão como um verdadeiro amigo davam-lhe banho todos os dias, alimentando-o com boa comida vinda dos restos encontrado no contentor do hotel Trópico, o camarada Diogo dizia que haviam o transformado em um burguês. Não foi fácil a convivência com leitão no prédio houveram muitos atritos mais a família conseguiu dar a volta, o tempo foi passando. Em véspera de carnaval a altura acordada para a morte do animal, os irmãos Ruca e Zeca tinham medo perde um dos seus melhores amigos, os rapazes foram ate o apartamento do camarada Nazário contar a verdade, de que vivia um leitão no apartamento…Mais não foram a tempo de evitar a morte do leitão, quando chegaram a casa encontraram quatro fogareiro crepitantes e febras bem ajindungadas sobre ele.
E no fim o Ruca só conseguiu dizer ´´ Quem me dera ser onda ´´
OBS: O carnaval da vitória foi um dos seres vivos que mais benefícios