Resumo do Texto: “A Identidade Cultural na Pós-modernidade”, de Stuart Hall.
Dados Sobre o Autor: Stuart Hall tem referências como professor em duas Universidades da Inglaterra: Open University e Universidade de Birmingham, e um dos fundadores do Centre for Contemporary Cultural Studies, tendo sido seu diretor de 1970 a 1979.
Síntese da tese e da argumentação levantada pelo autor ou IDÉIA CENTRAL (Entendimento pessoal da aluna)
Em A Identidade Cultural na Pós-modernidade, Stuart Hall levanta uma série de questionamentos acerca de uma possível mudança na identidade cultural de indivíduos impactados pelo fenômeno da globalização na esfera das sociedades globais da pós-modernidade, (final do século XX), e deixa claro, já no 1º primeiro tópico, A Identidade em Questão, que seu objetivo é levantar questionamentos. O texto de Stuart Hall é repleto de afirmações de impacto.
Segundo suas observações as identidades culturais “tradicionais” conhecidas e aceitas durante tanto tempo na comunidade social global, aspectos de nossas identidades que temos como nosso pertencimento relativos a “cultura étnicas, raciais, lingüísticas, religiosas” que podem estar em “declínio” devido á movimentação que a globalização provocou, e que a partir desta nova realidade, uma nova identidade (s) está(ao) surgindo, e conseqüentemente provocando um “desequilíbrio nos indivíduos, deixando-os desestabilizados ou “divididos”. Na afirmação do próprio autor, sua intenção com o texto é levantar uma linha de argumentação em torno do tema e que em suas expectativas, estas reflexões poderão produzir impacto na comunidade ligada aos estudos da sociologia.
...” Conseqüentemente, as formulações deste livro são provisórias e abertas á contestação. A opinião dentro da comunidade sociológica está ainda profundamente dividida quanto a esses assuntos. As tendências são demasiadamente recentes e ambíguas. O próprio conceito com o qual estamos lidando”identidade”é demasiadamente