Resumo do texto O colar de Guy de Maupassant
Era uma jovem muito linda de nome Matilde Loisel, casada com um escriturário do Ministério da Instituição Pública. Era muito pobre e desacreditada da vida, e seu marido ao vê-la tão desapontada por não ter uma vida luxuosa, tentou com muito esforça fazer algo para agradá-la.
Conseguiu um convite para um glorioso baile oferecido pelo Ministro e o levou para sua esposa que, ao contrario do que ele havia previsto, ficou profundamente entristecida por não ter o que vestir.
O marido deu-lhe uma quantia que havia guardado para outros fins e ela pode comprar seu vestido de baile. Ainda desapontada, queixava-se por não ter com o que se adornar, e seu marido sugeriu que pedisse joias emprestadas à sua amiga rica.
A mulher foi ao encontro de sua amiga e pegou um lindo colar de diamantes. Na noite da festa, era a mais linda e admirada por todas, mas, ao chegar a sua casa, percebeu que já não estava com o colar. O marido e a mulher, desesperados por não encontrarem o colar, foram à uma loja e compraram um novo, caríssimo, tendo que recorrer às suas economias e pedir empréstimos a varias pessoas e agiotas.
Conseguiram comprar um novo colar e colocaram-no na caixinha original, devolvendo-o à dona, que não notou a fraude. O casal teve de trabalhar duro para pagar os empréstimos, e passados 10 anos de muita luta, conseguiram sanar suas dívidas.
Certo dia, a jovem encontra sua amiga que não lhe reconhece por estar com a expressão completamente envelhecida pelo trabalho duro. Decide então contar a verdade sobre o colar, e só então descobriu que trabalhou por tanto tempo em vão, pois o colar que sua amiga lhe emprestou era falso.