escola
Produzido em larga escala em todo o mundo, o entulho é um dos grandes problemas de administradores públicos, principalmente de países em desenvolvimento como o Brasil.
Isso porque, quando descartado da maneira incorreta, como, por exemplo, em vias públicas, o entulho vai parar nos bueiros, provocando o entupimento dos mesmos e proporcionando o aparecimento de diversos problemas, como enchentes.
Além disso, de forma clandestina, muitos entulhos provenientes de construções e obras são depositados em locais irregulares, como margens de rios e terrenos baldios.
Dessa forma, há um enorme e incalculável desperdício de dinheiro público para a remoção completa desse material, que além da proliferação de vetores de doenças, acaba também por entupir galerias e assorear leitos de córregos.
Assim, fica claro que o descarte desse material deve ser feito sempre da maneira correta. É importante ressaltar que até 50 kg de entulho podem ser descartados como lixo residencial, por qualquer cidadão.
Reciclagem de material de construção e entulhoAcima desse volume é necessário realizar o descarte em algum ponto de coleta específico. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura disponibiliza 34 Ecopontos para coleta de entulho, sendo possível que cada cidadão descarte até 1 m³ por dia nesses pontos, o equivalente a uma caixa de água de cerca de mil litros.
É também importante ressaltar que grande parte dos materiais que compõe os entulhos (telhas, madeira, metais, gesso, pedras, aglomerados, carpetes, concreto, estuque,