CUSTOS
PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO
Jaru
2007
PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO
Método de Custeio por Absorção O custeio por absorção tem uma grande vantagem, é que ele atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência ele reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação da receita com a despesa, na apuração do resultado. Por este motivo é aceito pelo fisco brasileiro.
Mas também tem como desvantagem o fato do mesmo apresentar pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das despesas com produtos ou serviços vendidos. E também como este sistema considera a alocação de todos os custos aos bens, mercadorias ou serviços, há a necessidade de rateio dos custos indiretos, o que torna as informações dos custos frágeis.
Método de custeio ABC
A aplicação destse mét’odo de custeio ABC tem uma grande vantagem em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também ele proporciona informações gerenciais que auxiliam nas tomadas de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades aos responsáveis pelas mesmas. Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.
Uma entre as diversas desvantagens do mesmo, é que tem um custo muito elevado para a implantação do mesmo nas entidades.
Método de custeio variável
O custeio variável ou direto toma em consideração, para custeamento dos produtos da empresa, apenas os gastos