Suporte tecnico
Hoje em dia os estilos de gabinetes são diversos, coloridos, altos e baixos, bem diferentes de uns anos atrás onde eles só tinham uma cor, um único design... Para obter um melhor desempenho do computador é aconselhável que o gabinete permita a circulação de ar, coisa que um gabinete compacto não oferece com tanta eficácia. Nos computadores modernos o gabinete deve atender algumas necessidades:
Tamanho e ventilação do gabinete
Um gabinete ‘bem ventilado’ é necessário quando queremos instalar muitas unidades de disco quando temos vários dispositivos que geram calor como por exemplo3
• Processador
• Chipset (principalmente a ponte norte)
• Gravador de CD e/ou DVD
• Disco rígido de alto desempenho
• Chip gráfico da placa de vídeo 3D
Computador com gabinete compacto tem maiores chances de superaquecer. Portanto os requisitos de um gabinete para um PC moderno, veloz e bem equipado são os seguintes:
• O gabinete deve ser preferencialmente do tipo torre tamanho médio;
• Deve existir um ventilador auxiliar para facilitar a circulação de ar
Cooler traseiro x cooler frontal
A diferença entre esses dois coolers é que o traseiro é usado para expulsar o ar quente em volta do processador e permitir a refrigeração do HD e o cooler frontal é bom quando se tem mais de um HD no computador.
Alimentação do cooler
Alguns coolers têm conectores diferentes por isso é preciso realizar uma medida na sua placa antes de comprar o ventilador.
Especificação da fonte de alimentação
A maioria das fontes são de 350w, para um computador mais ‘poderoso’ é preciso uma fonte com mais potencia, mesmo que essa potencia não seja utilizada no momento é bom para que quando você fizer possíveis mudanças no computador ela suporte. Quando compramos um computador ele pode vir com a fonte, alguns vêm sem e então é preciso comprar uma de acordo com a configuração do hardware.
Fontes antigas e modernas As características das fontes mudaram ao