resumo do texto a fabricação do rei
Pintores, escultores, poetas e historiadores foram contratados para criar o mito de Luis XIV, um príncipe perfeito com qualidades sagradas. A arte encomendada no século XVII pelo rei tinha o objetivo de constranger seu observador a glorificar ao Rei Sol, fazendo aflorar sentimentos de devoção, obediência e admiração a sua imagem.
O autor afirma ser útil olhar Luis XIV como alguém que representava a si mesmo, ou seja, quando em público, o monarca assumia o papel de Rei Sol. Luis atuava a fim de transmitir à imaginação coletiva uma imagem de soberano magnífico.
Colbert serviu ao rei a partir de 1661 no Conselho de Estado e três anos depois como superintendente das edificações reais. Nessas funções Colbert desempenhou a função de supervisor do patrocínio real às artes. Foi elaborado um sistema de organismos oficiais, as academias, que mobilizavam diversas áreas da arte em favor da fabricação da imagem do rei.
Sua Majestade gratificava os artistas que produzissem com o objetivo de engrandecimento da imagem do monarca. Além de se encomendar novas obras, também era incentivada a aquisição de pinturas e esculturas consagradas do renascimento para compor o acervo pessoal do rei, que lhe conferia status só por possuí-lo. Deste modo, foi empreendido um grande esforço para criar a imagem de Luis XIV por meio das artes, atribuindo-lhe poder e glória.
ANÁLISE DO FILME “A OUTRA” DE JUSTIN CHADWICK
RESUMO DO FILME
O