RESUMO DO TEXTO: A CONTRUÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Neste trabalho visa mostrar os dados para a construção do projeto ético-político do serviço social, onde surgiu, quais as batalhas lutas para chegar no que se tem hoje.
Como um trabalho que trás melhor qualidade de vida aos indivíduos, um trabalho que têm como referência a equidade e a justiça social, não priorizando a classe dominante, para que todos tenham dignidade.
Todo esse contexto apresentado é de fonte do texto de José Paulo Netto, que traz toda essa trajetória em uma rica história.
PROJETOS SOCIETÁRIOS
A sociedade no seu coletivo vive sem uma meta, uma finalidade, no seu individualismo tem uma meta, um objetivo a ser cumprido. No entanto o mais importante é o projeto coletivo que constitui um projeto societário. Para que se funcione bem um projeto societário é preciso uma dimensão política, não necessariamente um partido (mesmo estes sendo importantes para se criar uma base democrática no mundo capitalista), mas precisa-se de uma dimensão política para colocar em pratica e ter um projeto societário mais eficaz.
A experiência histórica demonstra que, no nível de capital, no que se diz respeito, um projeto societário que favoreça a classe trabalhadora e subalterna sempre dispõe de condições menos favoráveis para enfrentar os projetos das classes proprietárias e politicamente dominante. PROJETOS PROFISSIONAIS
Os projetos profissionais na área do serviço social são elaborados nas instituições que tatuam na área e são envolvidos; doutores sobre o assunto, profissionais, estudantes, etc. Esses projetos são necessários para que a categoria do serviço social seja organizada e assim realizar um bom atendimento e desenvolvimento do seu trabalho. As organizações que regulamentariazam esses projetos e estão para organizar e melhorar o serviço social são: CFESS/CRESS, a ABEPSS, a ENESSO, os sindicatos e as demais associações de assistentes sociais.
Nos projetos profissionais