Resumo do texto Um discurso sobre as ciências
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO
INGRID NASCIMENTO FREITAS
RESUMO DO TEXTO “UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS” – BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Feira de Santana
2014
INGRID NASCIMENTO FREITAS
RESUMO DO TEXTO “UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS” – BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Resumo textual da disciplina Introdução ao Estudo do Direito II, como critério avaliativo da I unidade do segundo semestre, coordenado pela Professora Scheyla Rosa Cardoso Batista.
Feira de Santana
2014
Texto “Um discurso sobre as ciências” elaborado por Boaventura de Souza Santos
SOUSA SANTOS, BOAVENTURA DE (1987); Um Discurso sobre as Ciências; Edições Afrontamento; Porto; 1988.
Resumo
O texto se trata de uma versão ampliada da Oração de Sapiência proferida na abertura letiva na Universidade de Coimbra no ano de 1985/86 e o autor o inicia com uma contextualização no âmbito científico desse período final do século XX.
Boaventura expõe a ideia de que o período de grande desenvolvimento científico ocorreu entre os séculos XVIII e os primeiros vinte anos do século XX, período marcado pelos principais pensadores que originaram a ciência moderna, a exemplo de Adam Smith, Lavoisier, Marx, Weber e Einstein. Partindo disso, considera que houve uma desaceleração considerável no ritmo de desenvolvimento científico no decorrer do século XX, quando comparado principalmente ao século anterior e ás expectativas do posterior, o considerando um período de transição. Na perspectiva do desenvolvimento do século XXI, ele já pressupõe e apresenta possíveis riscos de uma disparada evolução científica, citando as catástrofes ecológicas e uma guerra nuclear, apontando que este pode terminar antes mesmo que comece.
Como um exemplo comparativo ao período em análise, o autor continua sua exposição apresentando o século XVIII