Resumo do texto Esclarecimento de Imannuel Kant
Segundo Kant “Esclarecimento significa a saída do homem de sua minoridade pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro,” ou seja minoridade é a impossibilidade de tomar decisões por si próprio, e o homem não quer sair deste estado de minoridade não é por não saber raciocinar ou criar, mas porque diante de muitas questões e ações, como decidir o que fazer sem ajuda de alguém$ “. Sapere aude!(ousa saber!)1 Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento!” Tenha sua própria opinião!
A falta de coragem, o comodismo, ou até a ingenuidade faz com que muitos homens sejam, para sempre menores, para que tomar decisões se pode transferi-las a alguém que possa dizer o que fazer?
É muito cômodo ter resposta em mãos, ter alguém para me guiar, mostrar o que devo fazer, mas, esses “tutores” começam a manipular as pessoas através de seus discursos mostrando o quanto é perigoso tentar agir por de si próprio, sendo que aprendemos com o erro, e é por meio das experiências que temos com a vida é que amadurecemos.
Acostumado com as regras que vão sendo imposto, o homem se vê preso a esta minoridade, e sua razão fica dependente destes preceitos, adotando estes “tutores” como seu líder, as quais são incapazes de esclarecimento. São poucos os homens que tem coragem de raciocinar por si, poucos alcançaram esta liberdade, pois sempre haverá uma barreira, para aqueles que querem a liberdade da razão.
O esclarecimento o que mais deseja é a liberdade, mas não podemos fazer o uso público da razão, ou seja, não posso utilizar meu próprio entendimento. “[...] Mas ouço clamar de todas as partes: não raciocinai! O oficial diz: não raciocinai, mas fazei o exercício! O conselheiro de finanças: não raciocinai, mas pagai! O padre: não raciocinai, mas crede! (Só existe um senhor no mundo que diz: raciocinai o quanto quiserdes, e sobre o que quiserdes, mas