Resumo: As várias definições de Cultura
Vivemos sob um aspecto cultural – conjunto de códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico – e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, crenças, valores espirituais, etc.; Herdamos os ideais de um ambiente cultural, aquele em que nascemos e nos crescemos, tal como, se desenvolver membro da sociedade brasileira compõe uma experiência de vida diferente da de ser educado na Alemanha ou na Índia.
Um exemplo do valor cultural na sociedade: Todas as culturas têm seus padrões alimentares. O consumo de determinados alimentos pode ser valorizado, recomendado, tolerado, evitado, proibido ou condenado em decorrência apenas de crenças e valores compartilhados pela sociedade. A ingestão de determinados alimentos pode levar até mesmo a reações fisiológicas” (Gil, 2011: 49).
Ao observamos este caso, notamos que a influência cultural prevaleceu em meio à natural, pois se achava que se alimentar de comidas estranhas ou desconhecidas aos olhos da cultura local, irá ocasionar a um evento indesejado ou constrangedor.
1.1 Significado de Cultura
O conceito de cultura ocasiona o curso da inteligência humana, é exprimida por meio da educação, visando à melhor integração social do individuo. Uma das famosas definições de cultura – citada em livros de Sociologia e Antropologia – é a de Edward B. Tylor (1920), descrita: Esse conjunto complexo que engloba conhecimentos, crenças, artes, direito, moral, costumes e todas as outras aptidões e hábitos que o homem adquire enquanto membro de uma sociedade. Este padrão é mobilizado pela ampla comunhão dos membros sociais. Em contrapartida, Ralph Linton (1965: 316) afirma que cultura: Consiste na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou