RESUMO DO TEXTO DE PSICOPEDAGOGIA
O campo de atuação do psicopedagogo está presente não somente no espaço físico, mas em todo lugar onde o mesmo possa abordar o seu objeto de estudo.
Existem em cada modalidade de tratamento, características articuladas (clínica, teórica e preventiva) sendo que o campo de atuação do trabalho psicopedagógico deve ser delimitado em cada caso, cumprindo seu papel que pode ter caráter assistencial, inclusive, que acontece quando o psicopedagogo participa de alguma forma de programas e projetos no setor da saúde ou educação.
A Psicopedagogia envolve ainda toda elaboração teórica, relacionando os fatores envolvidos em que opera, como o processo de investigação e o diagnóstico específico através do estudos das questões educacionais e da saúde no processo de aprendizagem. Na área da educação, esse trabalho consiste na leitura e releitura do processo de aprendizagem ou não aprendizagem, assim como na aplicabilidade de novos contornos e significados, dando nova consistência à forma. Já no campo da saúde, o trabalho é realizado em consultórios privados e instituições de saúde com o propósito de atender e reconhecer as alterações de aprendizagem sistemática ou assistemática de forma patológica, podendo esse trabalho ser realizado também em empresas favorecendo a aprendizagem do individuo para uma nova função.
Para Lino de Macedo, o Psicopedagogo no Brasil, ocupa-se das seguintes atividades: orientação de estudos, apropriação dos conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio e atendimento de crianças. Essas quatro atividades podem estar perfeitamente interligadas, sem excluírem-se umas das outras. Já para Janine Mary, o Psicopedagogo “é um professor de um tipo particular”, que realiza sua tarefa como pedagogo e possui algumas especificidades, respeitando a escola, tal como é apesar de suas imperfeições, pois acredita que através da escola, o aluno se situará com os demais indivíduos, optará por uma profissão e