resumo do sus
Este trabalho vem abordar de forma resumida sobre um tema importante para a nossa sociedade atual (a saúde).
Faremos uma análise sobre o SUS (sistema único de saúde), procurando compreender como e por que ele surgiu, os acontecimentos que levaram a sua criação, sua importância para a cidadania, quem tem direto de usá-lo, quem tem o dever de promover e garantir sua existência.
Este resumo focará também como se encontrava a população no começo do século no âmbito da saúde e analisar a situação que a mesma se encontra hoje em pleno séc. XXI, as dificuldades que enfrentam aqueles que precisam de alguma forma, usufruir desse sistema que é tão simples e ao mesmo tempo se torna tão complexo.
A nossa sociedade brasileira começou a ser organizada de forma tensa, até onde sabemos fomos colonizados pelos europeus que aqui chegaram e impuseram de forma arbitrária seus costumes e modos de vida até então desconhecido pela civilização local, daí então começamos a viver de forma ditada por aqueles que se intitulavam superiores aos demais.
Conforme a sociedade foi se desenvolvendo, crescendo, “evoluindo” os problemas foram acompanhando de forma gradual e contínua ao ponto de chegarmos a um processo de degradação total, onde se encontraram a população do período entre o fim da monarquia e o inicio da república velha. Esse período foi marcado por agravos a saúde da população pobre que adoecia devido e falta de higiene, má estruturação da sociedade, falta de organização dos governantes da época e de assistência básica. Essa camada pobre da sociedade vivia a mercê de instituições beneficentes que na medida dos seus esforços tentavam dar algum tipo de assistência a esses que nada tinham.
Com a vinda da família real para o Brasil por volta de 1808, muitas doenças acometiam as pessoas, doenças tropicais desconhecidas dos médicos europeus como: a febre amarela, malária entre outras. Além daquelas trazidas por estes como a peste bubônica, cólera