Resumo do rima
A Síntese da Qualidade Ambiental apresenta a análise das áreas de influência do empreendimento, tomando como base o diagnóstico ambiental referente ao meio físico, biótico e socioeconômico contido no EIA – Estudo de Impacto Ambiental.
O diagnóstico ambiental apresenta a descrição e a análise dos fatores ambientais susceptíveis de sofrer, direta ou indiretamente, os efeitos das intervenções vinculadas às fases de implantação e operação do empreendimento, caracterizando a situação ambiental atual da área de influência do empreendimento.
Os dados necessários para a elaboração do diagnóstico ambiental foram obtidos junto a instituições governamentais e privadas, bibliografias e foram complementados por levantamentos de campo sempre que necessário.
Aspectos Físicos:
A área prevista para implantação da Quarta Usina de Pelotização do Complexo de Ubu da
SAMARCO se localiza no litoral norte do Município de Anchieta, ES, na Região Hidrográfica
Benevente, segundo a divisão do estado do Espírito Santo em regiões hidrográficas, indicada pela
SEAMA. Esta região está entre as Regiões Hidrográficas do Jucu, Guarapari, Novo e Itapemirim.
O Complexo Industrial da Samarco na Ponta Ubu apresenta as suas instalações industriais situadas na bacia hidrográfica da lagoa Maimbá. A área de drenagem da bacia hidrográfica de
Maimbá é cerca de 36,5 km².
Na maior parte da bacia hidrográfica, é desenvolvida a cultura de eucaliptos, utilizados como matéria-prima para carvoaria. A região inclui, entre plantios de eucalipto, áreas de reserva legal e de preservação permanente.
As águas da lagoa são utilizadas também como receptoras e diluidoras dos efluentes domésticos, industriais e pluviais produzidos na região de sua bacia hidrográfica. Outros usos incluem a pesca e o lazer. Este último é pouco explorado, mas tem grande potencial, devido à beleza cênica da lagoa localizada em região turística.
As atividades industriais