Resumo do monge e o executivo
Conhecemos o personagem principal John. Um homem com uma vida aparentemente perfeita. Casado com a mesma esposa há 18 anos, dois filhos e com um emprego rentável e estável. Foi o gerente-geral mais jovem na história da empresa, coisa que lhe dava muito orgulho.
Como dito anteriormente, apenas aparentemente sua vida era perfeita. Sua mulher estava insatisfeita com o casamento, seu filho estava se rebelando e sua filha ficou mais distante. No âmbito empresarial, alguns de seus funcionários desejavam que um sindicato os representasse. O chefe de John identificou o problema como problema gerencial, coisa que obviamente John não gostou e não concordou.
Seu estilo de liderança era contestada até no time de baseballde pequena liga, que ele dirigia como voluntário. Mesmo com tantas vitórias, pais reclamavam com ele que seus filhos não estavam se divertindo.
Nota-se claramente que a mente de John é voltada para a busca de resultados.
Essas turbulências na sua vida fez com que ele , de um homem tranquilo e seguro, passasse para alguém ansioso e preocupado. Porém ele não mostraria isso para nenhuma outra pessoa além de sua própria esposa.
Após conversar com o pastor de sua igreja e sua esposa, ele decidiu que iria passar 1 semana num mosteiro para arrumar seu lado espiritual e emocional. Vale lembrar que ele foi contrariado, sendo o único chamativo, do tal mosteiro, era que um dos frades é um grande ex executivo chamado Leonard Hoffman, pelo qual John tinha grande respeito e admiração pela sua vida profissional.
Capítulo 1: As Definições
No mosteiro, John teria uma nova rotina. Ele e mais 5 pessoas com caracterísitcas profissionais semelhantes, teriam que realizar uma rotina que não é comum a pessoas sempre tão ocupadas como eles. Teriam que participar de cerimônias religiosas 5 vezes ao dia, ter aulas 2 vezes ao dia.
O que parecia a primeira vista chato e enfadonho, em pouco tempo se dava como momentos importantes . As cerimônias eram ótimos