resumo do livro o
A personagem principal da obra é Berta, que é apelidada de Til. Ela é o símbolo da heroína romântica idealizada, sua beleza é enfatizada por diversas vezes por José de Alencar, assim como sua compaixão e empatia com João Fera, o vilão da história. Além de Berta, outros personagens do livro são Luís Galvão, pai de Berta e marido de dona Ermelinda. Linda, que é filha de Luís Galvão, amiga de Berta e apaixonada por Miguel, que por sua vez é apaixonado por Berta, mas passa a gostar de Linda aceitando a sugestão da mulher que realmente ama.
Na época da produção de Til, José de Alencar, junto a outros artistas e escritores da época, buscavam uma identidade nacional nas artes. Na literatura, Alencar buscou mostrar os valores nacionais, a exaltação desse sentimento convergente ao Romantismo, que trazia características como a valorização do passado, liberdade criadora, emoções, olhar subjetivo, espiritualidade, idealismo e individualismo.
A cidade que José de Alencar utiliza para a ambientação do romance é Campinas, localizada no interior de São Paulo. Nessa região encontram-se aspectos sociais conflitantes e o escritor demonstra-os no livro. Por exemplo, Miguel é um homem pobre e marginalizado que precisa terminar os estudos na capital se quiser se casar com Linda. Entre outros temas, o romance apresenta festas regionais caipiras como a de São João e o namoro que envolve essa data.
Por sua delicadeza e sensibilidade com as