Comentário de Teologia
“países de terceiro mundo” em geral são os renovadores da forma de se fazer teologia hoje, teologia que sempre se renova, em sua forma didática e temática.
Teologia europeia esta engessada kkkkkConceito de pós modernidade
Nesta construção de uma nova forma de refletir, podemos precipitar-se no erro de descartar construções que nos levaram a evoluir para o pensamento hodierno. E assim pensar como o Professor Me. Elton Vinicius Sadao Tada: “países de terceiro mundo em geral são os renovadores da forma de se fazer teologia hoje, teologia que sempre se renova, em sua forma didática e temática, teologia europeia esta engessada”.
Em primeiro lugar nem se usa mais no meio acadêmico a nomenclatura “terceiro mundo”, e analisar o pensamento teológico entre ricos e pobres é assaz arcaico. Existem teólogos que discutem temas atuais em teologia em diversos espaços geográficos. Quem tem conhecimento do encontro entre o filósofo Jürgen Habermas e do cardeal Joseph Ratzinger, sucedido na Academia Católica da Baviera, em Munique, no qual se discutiram "as bases pré-políticas e morais do Estado democrático", compreende que não existe “engessamento”. Percebe-se que não existe um pensamento “engessado” de um grande emissário do aforismo teológico europeu. Teólogos de hoje, devem procurar introduzir o Transcendente, empregando a linguagem hodierna, provocando a racionalidade para compreender aquilo que é essencial. Assim é possível fazer uma teologia relevante continuamente.
O homem está em constante evolução porque não principia do nada, ele começa de onde outro ultimou, e por isso necessitamos contemplar o passado como uma fonte indispensável. O passado não é descartável, e não nos engessa.