mestre
Neste trabalho, caso pratico nº1, foi-nos solicitada a elaboração de um projecto de investimento isolado de uma empresa já existente e a sua análise.
A escolha recaiu sobre a empresa Frutembal. O seu sector de actividade é a produção e exportação de embalagens ecológicas de madeira de choupo, laminada e agrafada, para o transporte e conservação de frutas e legumes.
Actualmente, a empresa tem grande dificuldade em recrutar mão-de-obra especializada; em satisfazer as encomendas; o que dificulta a aceitação de novos clientes. A empresa apostou na compra de uma máquina automática para a fabricação dos cestos. Assim, resolve o problema de falta de mão-de-obra especializada e consegue produzir maior quantidade de cestos (mais do dobro de uma máquina manual e laborar mais horas). Levando assim, a um aumento de produção, podendo satisfazer as encomendas e aceitar novas. Desta forma, a empresa passa a facturar mais, o que espera traduzir-se em lucro.
2- Projecto/investimento
Este projecto/investimento, tem um valor de 60.000€. Para a aquisição da máquina automática, a empresa recorreu ao financiamento total, junto de uma instituição bancária, a uma taxa de 8%, com a duração de 5 anos.
A análise de investimento foi baseada em alguns conceitos abordados nesta disciplina: Capital investido, Cash flow, Taxa de actualização, VAL e
TIR.
Capital Investido é o montante que uma empresa investe para a realização de um projecto de investimento.
Cash flow é a medida de rentabilidade de um projecto, ou seja, os fluxos líquidos gerados pelo projecto que assumem a forma de numerário (fluxos de tesouraria). A taxa de actualização visa actualizar valores monetários futuros, isto é, procura determinar os seus valores no momento actual.
VAL ou valor actual líquido é um critério financeiro destinado a avaliar investimentos através da comparação entre os cash flows gerados por um projecto e o capital investido.
TIR ou a taxa interna