Resumo do livro o que é comunicação?
O livro apresenta quatro episódios diferentes de meio ambiente social comunicativo entre eles são: Estádio, na câmara de deputados, na feira e na reunião familiar.
Mostrando que mesmo estando em lugares diferentes à comunicação acontece.
Isto é, quando falamos em comunicação não quer dizer que seja só quando as pessoas falam, está presente em várias situações do nosso dia-a-dia, sociedade e comunicação é uma coisa só. Não existe comunicação sem sociedade e nem sociedade em comunicação. “Diz-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua sociedade”.
Do grunhido ao satélite
Há muito tempo tentamos descobrir de onde surgiu nossa comunicação, como foi que os primeiros seres humanos desenvolveram a fala.
Pensamos em várias hipóteses, se foram por meio de gritos ou grunhidos, gestos, combinação de gritos entre outros... Alguns dizem que foram à imitação dos sons da natureza, outros por exclamações. Seja qual for à história, nos mostra é que os homens conseguiram associar um som ou gesto a certo objeto ou ação.
Nasce o signo que consiste em qualquer coisa que faz referencia a outra coisa ou idéia, e a significação social dos signos.
Outra invenção foi a gramática um conjunto de regras para relacionar os signos, isto foi criado para podermos ter regras de combinação. A gramática nos traz a diferença dos significados criando as linguagens de modo indicativo, declarativo, interrogativo, imperativo, traduzindo as diferentes intenções dos interlocutores.
O ato de comunicar
São apresentadas três situações: o artesão e seu filho, o ator e sua platéia, o locutor e seu público.
Todos eles estão em atos de comunicação, existem duas formas de definir uma coisa:
Enumerar os elementos de que serve, ou indicar para o que serve. A comunicação serve para que pessoas se relacionem transformando mutuamente e a realidade que as rodeiam.
O mundo não seria nada sem a comunicação ela nos possibilita dividir idéias, experiências,